sexta-feira, 15 de março de 2013

MULTIPLICAÇÃO DA ADENIUM POR SEMENTES

MULTIPLICAÇÃO DA ADENIUM POR SEMENTES

As mudas de adenium por sementes tem a vantagem de sempre ter uma espectativa que a cada semente nascida, uma flor diferente poderá surgir.

O tempo de maturação das sementes vai de 40 a 70 dias.

Inicio de duas novas capsulas de sementes.
Cada capsula pode ter de 50 a 80 sementes.
A sementes pode ter até 80% de germinação dependedo da planta.
Planta sadia maior % de gernimação.

Para fazer o plantio das sementes, pegue copinho descartável de café

E faça varios furos na parte inferior do copinho para a água  escorrer.
                                         Pegue 50% de substrato

50% de areia grossa, aquela de construção.

Misture as duas partes, e coloque nos copinhos até faltar 1cm para enceher, e coloque as sementes uma por unidade, enterrando cerca de meio cm de profundidade.
Em seguida regue as com uma leve chuvisco de água para que as sementes não saiam do lugar.

copinho coberto formando mini estufas


Cubra-os com filme plastico par formar uma mini estufa.
Em aproximadamente tres dias as sementes nascem.

20 comentários:

  1. Sementes de uma planta de uma determinada cor podem gerar plantas com flores de cores diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, em uma capsula pode ter variação nas cores, pois são como filhos, nunca serão iguais, podem ser quase iguais, mas a cor tamanho varia...
      ex. na flor de cor branca pode gerar sementes que irão dar flor vermelhas..

      Excluir
  2. eu tenho sementes e mudas cassianobeijaflor@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cuidado ao comprar, tem gente que fala que semente vai ser de uma cor e acaba sendo de outra, não da pra saber a cor que vai ser se a flor for de semente,

      Excluir
  3. Estou com uma que tem 2 capsulas de sementes grandes a mais de 30 dias, como eu retiro as sementes da capsula e como sei a hora certa de tirar as sementes ?

    ResponderExcluir
  4. Cassiano, gostei muito das suas rosas... parabéns... vou lhe enviar um e-mail para negociarmos algumas sementes...

    Abraço...

    Eliandro

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber sobre pragas e fungos que ataquão a a rosa do deserto e como conbater

    ResponderExcluir
  6. Se eu tiver uma de cor vermelha as semente pode nascer de cor variado?

    ResponderExcluir
  7. E depois que germinar, quando tira o filme plástico? Meu email: lianafer57@aol.com

    ResponderExcluir
  8. ESSA PLANTA CRESCE MAIS , SE A PESSOA QUISER?

    ResponderExcluir
  9. como fazer para ter capsula na minha planta?
    me encantei com esta planta, ganhei a primeira e agora tenho 6 mas só uma deu flor ate agora.

    ResponderExcluir
  10. a minha não cria a batata pra fora, pelo contrario, o que pode estar errado?

    ResponderExcluir
  11. QUANTO TEMPO POSSO DEIXAR DENTRO DO COPINHO COM A MINI ESTUPA.

    ResponderExcluir
  12. NESSE TEMPO DENTRO DO COPINHO QUANTAS VEZES SE MOLHA NA SEMANA

    ResponderExcluir
  13. A minha está com sementes,como saber quando estiverem boas para plantar?

    ResponderExcluir
  14. Eu sou afim que as minhas de essas vagem mas até agora nada

    ResponderExcluir