domingo, 17 de março de 2013

FAMILIA DO ADENIUM



A GRANDE VARIEDADE DE ADENIUM

         A familia "adenium" e composta por varias espécies.

                    ADENIUM SOMALENSE

Adenium somalense é outra espécie variável.
Ocorre desde o sul da Somália, por isso a homenagem e também do  Quênia e na Tanzânia.
Na Somália e áreas adjacentes do Quênia as plantas de ocorrência natural alcançam até 15 metros de altura, com tronco maciçamente inchados.
Em outras áreas, é mais arbustiva e semelhante ao Adenium. obesum. As flores são um pouco menores, mas semelhantes ao obesum.


ADENIUM SOMALENSE variedade. CRISPUM

O Adenium. somalense variedade. Crispum, forma um grande caudex espesso, onde crescem algumas hastes delgadas, geralmente com menos de 1 metro de altura. As flores são menores do que a maioria de outras espécies de adeniums , mas com lindas listras vermelhas e brancas. É muito utilizado por bonsaistas e muito difícil de ser encontrados em viveiros comerciais.




ADENIUM SOCOTRANUM



O Adenium socotranum é o mais raro de todos. É uma espécie endêmica da ilha de Socotra no Oceano Índico ao sul da península Arábica e do leste do Corno de África e que pertence ao Iêmen. 
É o gigante do grupo, com troncos maciços de até 10 metros de altura e 8 metros de diâmetro.

Por muitos anos, Socotra hospedou um porto naval soviético e nunca permitiu a disponibilidade de plantas e sementes fora dos limites da ilha.
Nos últimos anos, as visitas a ilha ficaram mais é acessível, mas as autoridades são muito protetores dos recursos naturais e a coleta de plantas e sementes é considerada ilegal.
Adenium socotranum ocorre aos milhares na ilha, mas pouquíssimos exemplares da espécie existem fora dela e por isso são caras e raras de se encontrar.


ADENIUM ARABICUM




Ao contrário de variedades Adenium obesum 99% de arabicums têm flores rosa, alguns podem ser rosa escuro, alguns podem ser rosa claro, mas eles são cor de rosa e não têm a enorme gama de cores disponíveis com as cultivares obesum.

arabicums são cultivado principalmente para a caudex que cresce rapidamente e, geralmente, cresce muito agachamento e gordura e, em uma escala de cores. Variedades arábica produzir muitos ramos a partir do topo da caudex e são ideais para o crescimento como bonsai.



Arabicums também são muito mais tolerantes ao frio do que as variedades obesum e ter um período maior de dormência no Reino Unido. Quando eles saem de dormência no início da primavera eles geralmente florece antes de produzir folhas, e suas folhas são muito mais grossas e coriáceas do que a obesum.
ADENIUM BOEHMIANUM
 
Adenium boehmianum é originária do noroeste Namíbia e sul de Angola.

É uma espécie de crescimento lento, e leva vários anos para florescer.
As flores  são quase branco ao rosa palido com a garganta roxa escura e uniforme parecidas com as da Swazicum e sua floração acontece de novembro a maio.


O caudex e a ramificação possui uma coloração prateada e a exemplo de swazicum, também tem folhas caducas que tem a coloração verde-acizentada e dobrado ao longo da nervura central.


 A seiva é usada como veneno de flecha e suas folhas são usadas para fazer uma pomada que alivia a dor causada por picadas de cobra e de escorpião por tribos nativas do sul da Namíbia.

ADENIUM MULTIFLORUM


Adenium multiflorum é freqüentemente confundido como uma variedade de A. obesum, mas é bem diferente de muitas maneiras. É provavelmente a segunda espécie mais fácil de ser encontrada.

Geralmente, tem o tronco (caudex) mais estreito do que A. obesum, e é uma espécie decidual, com dormência obrigatória no inverno e floresce de maio a agosto, enquanto a planta está sem as folhas.
As flores são abundantes e, possivelmente, o mais impressionante de todo o grupo. As pétalas são afiadas em forma de estrela, de vermelho brilhante e de diferentes larguras que é nitidamente delimitada a partir das partes brancas interiores.

4 comentários: